ExxonMobil apoia Associação de Mulheres Agricultoras de Changalane com fogões limpos

MAPUTO, MOZAMBIQUE – ExxonMobil Moçambique, Limitada (ExxonMobil) anunciou o seu apoio ao programa piloto que introduz fogões tecnológicos e limpos a Associação de Mulheres Agricultoras de Changalane (Associação das Mulheres) em Maputo. O programa é implementado pela ADPP Moçambique em parceria com a Mozambique Renewables Limited.
  • Financiamento providencia fogões tecnológicos e limpos a mulheres agricultoras
  • Mulheres serão formadas para serem agentes dos fogões limpos
O programa piloto ira providenciar um fogão revolucionário que funciona através resíduos agrícolas de origem local a 30 mulheres agricultoras e as suas famílias. O fogão inclui o painel solar, uma luz LED de 100w, porta de carregamento USB e um celular. O programa será gerido por uma estudante graduada do MBA da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que providenciara formação e orientação no uso dos fogões. Ao longo do percurso do programa piloto, as mulheres serão formadas e qualificadas para serem agentes para os fogões e perceberão os benefícios dos fogões limpos e do combustível de biomassa que é metade do custo do carvão.

“A ExxonMobil tem o prazer de apoiar a Associação de Mulheres de Changalane,” disse Jos Evens, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “Este piloto em Changalane agrega valor ao compromisso que a ExxonMobil tem de apoiar iniciativas que promovem a melhoria na saúde e empoderamento da mulher. Este programa foi desenhado para reduzir o custo de combustível para preparação de alimentos através da redução da dependência do carvão bem como proporcionar os benefícios para a saúde e o meio ambiente.”

Cozinhar com carvão em locais rurais e semirrurais é uma das causas de preocupações sanitárias e ambientais significativas. A investigadora estará a monitorar o impacto na saúde e no ambiente dentro da comunidade devido à mudança para os fogões limpos. A informação será utilizada para apoiar a Associação das Mulheres e para melhorar a oferta do fogão tecnológico e limpo a fim de deslocar o uso de carvão.

"A ADPP está grata pelo apoio contínuo da ExxonMobil às mulheres na agricultura", disse Birgit Holm, Diretor Executivo da ADPP Moçambique. "A Associação das Mulheres beneficiará e esperamos que os resultados permitam um benefício mais amplo para a comunidade de Changalane."

"Este programa piloto em Changalane é muito importante para mostrar os benefícios desta solução de fogão limpo", disse Patrick Munroe, fundador da Mozambique Renewables Limited. "Temos visto um impacto positivo destes fogões em Nampula, e esperamos que este piloto em Changalane possa reduzir os custos de combustível para o preparo de alimentos, melhorar as condições de saúde causadas pelo carvão e reduzir a desflorestação. Agradecemos à ExxonMobil pelo apoio neste projeto".

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém de 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.
Para mais informações, visite o site: www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa pagina de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre a ADPP
ADPP Moçambique é uma Associação Não-Governamental Moçambicana que trabalha nas áreas da Educação de Qualidade, Saúde e Bem-Estar e Agricultura Sustentável e Meio Ambiente. Registada em 1982, crescemos desde então expandido o nosso conhecimento e a entrega dos projectos. Empregamos cerca de 3000 pessoas e implementados mais de 60 projectos em todas províncias do país. Os nossos projectos beneficiam aproximadamente 6 milhões de moçambicanos a cada ano. As parcerias são importantes para nos. Trabalhamos e colaboramos com o Governo de Moçambique e com parceiros locais e internacionais para melhorar a qualidade de vida de todos moçambicanos e para promover o desenvolvimento equitativo, social e económica do país.

Sobre A Mozambique Renewables Limited
A Mozambique Renewables Limited (Mo-Re) é uma equipa de gestão baseada no Reino Unido e em Moçambique, ativa no setor da biomassa desde 2013, que está a realizar testes em várias fontes de biomassa como fonte alternativa de energia, com o objetivo de reduzir a pressão sobre o ambiente provocada pela desflorestação maciça devido ao uso de carvão para cozinhar. Juntamente com os nossos parceiros de engenharia Pamoja Moçambique LDA, pretendemos deslocar o Carvão com combustíveis locais sustentáveis. Além disso, estamos em processo de assegurar 4000ha de terra esgotada no norte de Moçambique para um inovador programa agroflorestal em parceria com a Universidade da Colúmbia Britânica.
Please visit: www.mo-re.uk or please contact: ali.divani@mo-re.uk, Tel: +447930333926.