Área 4 vai investir U.S. $1,5M em programas comunitários em Palma

  • U.S. $1,5 milhões em contribuições para várias organizações comunitárias em Cabo Delgado
  • Kama Mwezi, vai produzir 14.000 kits de higiene menstrual de absorventes reutilizáveis no distrito de Palma

Cabo Delgado, Moçambique – A ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em nome da Área 4 (ExxonMobil, Eni, CNPC, KOGAS, XRG e ENH), anunciou contribuições de 1,5 milhões de dólares norte americanos para várias organizações comunitárias na província de Cabo Delgado em Moçambique. Com as contribuições, as organizações comunitárias visam promover a saúde das mulheres bem como a retenção das meninas na escola, a estabilização da comunidade e melhorar a segurança alimentar.

Kama Mwezi, uma das beneficiárias locais, vai produzir 14.000 kits de higiene menstrual de pensos reutilizáveis no distrito de Palma para melhorar o saneamento e a dignidade das raparigas na província. O programa incluirá uma série de sessões de treinamento e conscientização, bem como 10 oficinas sobre oportunidades de geração de renda para mulheres, melhorando as habilidades práticas em corte, costura e fortalecendo as capacidades de negócios locais.

Outro programa notável, implementado pela Consul Services e VAMOZ, será a adição de 500 postes solares este ano, para além dos 250 postes solares instalados em 5 comunidades no distrito de Palma em 2024. O programa deve beneficiar mais 7.000 famílias, adicionando as 3.348 famílias que beneficiara em 2024, e criando 168 oportunidades de emprego.

"Estamos empenhados em apoiar o desenvolvimento a longo prazo de Moçambique em parceria com os nossos parceiros comunitários, comunidades de acolhimento e governo local", disse Frank Kretschmer, Lead Country Manager da EMML. "Programas como o de Kama Mwezi, Makobo e Serviços Consulares se somarão ao trabalho comunitário em curso que está sendo realizado pelos parceiros da Área 4 na região".

###

Sobre a ExxonMobil

A ExxonMobil, uma das maiores empresas internacionais de energia e petroquímica de capital aberto, cria soluções que melhoram a qualidade de vida e atendem às necessidades em evolução da sociedade. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indireta de 25 por cento na Área 4 e irá liderar a construção e operação de futuras instalações de liquefação de gás natural.

Sobre a Área 4

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture detida pela ExxonMobil, Eni e China National Petroleum Corporation (CNPC), que detém uma participação de 70 por cento no Contrato de Concessão de Exploração e Produção da Área 4; além da MRV, XRG, KOGAS e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E. P. Cada um detém uma participação de 10% na Área 4.