A Área 4 e Favela United lançam a iniciativa “Joga Pela Paz” em Palma

Maputo, Mozambique - A ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em nome da Área 4, em parceria com a Fundação Favela United anunciam o lançamento do programa "Play for Peace" na Província de Cabo Delgado durante as festividades comemorativas do Dia de Palma, no Distrito de Palma.
Favel United Zadel Maradza
  • A iniciativa irá formar, apoiar e capacitar 10.000 jovens no Distrito de Palma
  • Programa a decorrer em Palma-Sede, Senga, Quitunda, Mondlane e Maganja

O programa irá formar, apoiar e capacitar mais de 10.000 jovens desfavorecidos e deslocados através do desporto, arte e cultura para promover a paz, a inclusão e a igualdade na região. As actividades do projecto serão realizadas nas comunidades do Distrito de Palma em Cabo Delgado, incluindo Palma-Sede, as aldeias de Senga, Quitunda, Mondlane e Maganja.

O objetivo geral do projecto é apoiar os esforços de Moçambique para implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para atingir as suas metas nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo o compromisso de 'Não deixar ninguém para trás”. O programa promove actividades que abordam a igualdade de género e o empoderamento das mulheres, a promoção da inclusão social dos jovens, o fortalecimento das instituições locais e a justiça e a paz para as comunidades anfitriãs.

"Programas inovadores que visam a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos jovens através de actividades desportivas e culturais são fundamentais para promover um ambiente pacífico sustentável nas comunidades afectadas por conflitos em Cabo Delgado." disse Arne Gibbs, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. "Esta iniciativa contribuirá para que os jovens de Palma melhorem a sua saúde física e mental, mas, mais importante ainda, promoverá um ambiente seguro para promover a inclusão social e a unidade entre as comunidades."

"Estamos aqui com o Favela United para inspirar e criar uma nova geração de agentes de mudanças positivas entre os jovens das comunidades de Palma. O desporto tem o poder de criar unidade e construir paz e relacionamentos fortes, este projeto é para o futuro de Palma", disse Patrick Hope, Gestor de Projetos do Favela United.

Ao falar sobre esta iniciativa, o governador Valige Taubo afirmou que "O governo acredita firmemente nos benefícios da prática e promoção de actividades desportivas em comunidades em conflicto, e não só. Em última análise, contribui para melhorar a coesão social e a unidade, o desenvolvimento de competências pessoais, o reforço da saúde mental e a resolução de conflictos. Estamos satisfeitos com os esforços da Área 4 e convidamos todos os nossos parceiros a abraçar mais programas em prol da juventude em Cabo Delgado, pois investir na juventude, é sempre um bom investimento".

Sobre Área 4

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture detida pela ExxonMobil, Eni e China National Petroleum Corporation (CNPC), que detém uma participação de 70 por cento no Contrato de Concessão de Exploração e Produção da Área 4. Além da MRV, a Galp, a KOGAS e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. cada uma detém uma participação de 10 por cento na Área 4. A ExxonMobil lidera a construção e operação da liquefação de gás natural e instalações relacionadas em nome da MRV e a Eni lidera a construção e operação de instalações upstream.

Sobre Favela Unida

Favela United é uma ONG comunitária de Desporto para o Desenvolvimento e Empoderamento Juvenil em Moçambique. O Favela United combina desenvolvimento desportivo, oferta educacional inovadora e um programa personalizado de desenvolvimento de carácter para criar os líderes de amanhã. Nos últimos 10 anos, a Favela United alcançou e impactou mais de 50.000 jovens vulneráveis com o poder do desporto em Moçambique e no Brasil.

Contacts:
lecticia.sepulveda@exxonmobil.com