Área 4 E A EDM assinam carta de intenção  para a reabilitção da rede eléctrica do Posto Administrativo de Palma-Sede

A ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em representação dos parceiros da Área 4, e a Electricidade de Moçambique, Empresa Pública (EDM) assinaram na terça-feira, 03 de Outubro de 2023, uma Carta de Intenção para o Financiamento de um Projecto de Reabilitação da Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Palma-Sede.

Notícias

O documento estabelece os termos e condições-base pelos quais as entidades envolvidas irão celebrar um Memorando de Entendimento, para a execução da referida infra - estrutura eléctrica.

O Projecto de Reabilitação da Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Palma - Sede consistirá na construção de 8km de linhas de 33kV, com postes de madeira; instalação de 03 Transformadores montados em Poste de 33/0,4kV de 160kVA; construção de 12km de linhas de 0,4kV; instalação de 150 luminárias públicas; bem como a sensibilização e capacitação dos consumidores para a correcta utilização de energia eléctrica.

A primeira fase do Projecto inclui a reabilitação da rede eléctrica nas comunidades do Centro da Vila de Palma, Quilani, Incularino, Mwa e Quelimane. A segunda fase, a ser implementada em 2024, irá abranger os Postos Administrativos de Quionga e Pundanhar.

Orçado em 500 mil dólares americanos, o Projecto deverá ser executado num período de 07 meses, beneficiando cerca de 500 novos clientes.

No seu discurso de ocasião, o Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada, Arne Gibbs, afirmou que “ter acesso consistente e confiável à energia acelera o progresso em todos os sectores. Isto ajudará a catalisar a recuperação do Distrito de Palma e, mais uma vez, a fortalecer a resiliência destas comunidades.”

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto, destacou a importância do Projecto para alcance da meta de acesso universal à energia eléctrica por parte dos moçambicanos até 2030, tendo referido que “É também nossa expetactiva que a implementação desse Projecto possa impulsionar iniciativas que vão contribuir para o desenvolvimento social e económico da população de Palma,” frisou o PCA da EDM. (X)

###

Sobre a Área 4:

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture detida pela ExxonMobil, Eni e China National Petroleum Corporation (CNPC), que detém uma participação de 70 por cento no Contrato de Concessão de Exploração e Produção da Área 4. Além da MRV, a Galp, a KOGAS e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. cada uma detém uma participação de 10 por cento na Área 4. A ExxonMobil lidera a construção e operação da liquefação de gás natural e instalações relacionadas em nome da MRV e a Eni lidera a construção e operação de instalações upstream.

Sobre EDM:

Considerado braço empresarial do Governo no Sector Energético, a EDM é a Empresa Pública responsável pelo Sector Eléctrico em Moçambique, estando sob sua gestão a Geração, o Transporte, a Distribuição e Comercialização de energia eléctrica. O conhecimento do Sector e o papel central que tem desempenhado desde 1977, ano de criação, habilitam-na a liderar com propriedade todos os processos na arena eléctrica moçambicana e regional. A EDM está a implementar importantes projectos que lhe vão posicionar como Pólo Regional no Sector de Eléctrico. A EDM orgulha-se, igualmente, de privilegiar soluções que colocam a Mulher na vanguarda da arena energética, valendo-se da sua Estratégia de Género (2021–2023), para estabelecer um ambiente de trabalho favorável ao crescimento e afirmação da Igualdade de Género na Empresa.