ExxonMobil e British Council apoiam a educação em Maputo

MAPUTO, Moçambique - A ExxonMobil Moçambique, Limitada em parceria com o British Council e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) realizou um evento de lançamento do programa de Desenvolvimento de Competências Essenciais, a partir de Abril de 2023.
  • Mais de 25.000 estudantes beneficiam-se do programa
  • 300 professores de três escolas capacitados
O objectivo central do programa é capacitar 300 pessoas, entre elas professores, gestores escolares e líderes comunitários em conteúdos e metodologia de sala de aula para apoiar o desenvolvimento de mais de 25.000 estudantes na utilização do Pensamento Crítico e Resolução de Problemas para resolver problemas analiticamente, produzir ideias novas e inovadoras e tomar decisões informadas.

O evento, realizado no Instituto de Formação de Professores (IFP) da Matola, marcou o início da formação de professores das escolas secundárias de Quisse Mavota, Zona Verde e Liberdade.

"A educação é um pilar fundamental da estratégia comunitária global da ExxonMobil" disse Arne Gibbs, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. "Através desta parceria, estamos a investir na formação de professores que construirá as bases para um aluno mais forte, o que, por sua vez, fortalecerá as suas famílias e comunidades. A ExxonMobil continuará a apoiar programas que promovam o desenvolvimento da juventude em Moçambique".

Jinal Shah, Alto-Comissário Adjunto Britânico, presente no dia, acrescentou: "Estamos extremamente satisfeitos por ver o lançamento deste projecto-chave de educação, que apoia a estratégia do Reino Unido para o desenvolvimento educacional. Iniciativas como esta permitem que os jovens participem mais eficazmente no crescimento dos seus países".

Robert Taylor, Director Nacional do British Council, afirmou "Estamos particularmente satisfeitos por celebrar o lançamento de um projecto que irá beneficiar um grande número de jovens moçambicanos, juntamente com os seus professores e comunidades escolares.  Transmitimos fortes agradecimentos aos nossos parceiros ExxonMobil Moçambique e ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano pelo apoio ao desenvolvimento e implementação desta excelente iniciativa".

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia e petroquímicos de capital aberto, cria soluções que visam melhoram a qualidade de vida e as crescentes necessidades de energia do mundo.  Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25% na Área 4 e irá liderar a construção e operação de futuras instalações de liquefacção de gás natural. Além disso, a ExxonMobil obteve os direitos conjuntos para negociar a concessão da bacia de Angoche (A5-B), como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.

Por favor visite: www.exxonmobil.co.mz ou como siga-nos no Facebook em https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, com a missão de criar oportunidades internacionais para a população do Reino Unido e de outros países e criar confiança entre eles em todo o mundo.

Uma instituição Britânica de caridade regida pela Carta Real, o British Council tem presença em mais de 100 países e trabalha com milhares de profissionais, líderes políticos e milhões de jovens todos os anos ensinando inglês, partilhando as artes e proporcionando programas educativos e sociais.

O British Council tem uma longa história de apoio ao desenvolvimento de professores desde que iniciou as suas operações em Moçambique em 1994, a par do seu trabalho no ensino de inglês e na administração de exames do sistema Britânico.