Mozambique LNG e ExxonMobil distribuem 500 bicicletas no programa de mobilidade no distrito de Palma 

Maputo, 1 de Fevereiro de 2023 – O projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, e a ExxonMobil Moçambique, Limitada concluíram ontem a implementação de um programa de mobilidade em Palma, que contemplou a distribuição de 500 bicicletas em 25 localidades do distrito, treinamento de mecânicos e a instalação de 3 oficinas de reparação de bicicletas, nas localidades de Quitunda, Mute e Quionga.

Notícias

A iniciativa visa incrementar as opções de mobilidade a partir da bicicleta, que é um meio de transporte acessível, ambientalmente responsável e de fácil manutenção. Os beneficiários poderão, assim, ter um acesso mais facilitado a diversos serviços, reduzindo custos ou tempo de deslocação.

Segundo Vasco Baulene, director dos Serviços Distritais de Saúde e Acção Social, em Palma, “o projecto é bem-vindo para o nosso distrito, porque as bicicletas são um bem, são um património para as pessoas, e são um meio de transporte para as pessoas para as várias actividades que possam ter, como por exemplo, ir à machamba, à escola, ao hospital e ao mercado”.

Laila Chemane, vice-presidente para a área de Desenvolvimento Socioeconómico da TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, afirmou: "Continuamos a implementar a nossa iniciativa Pamoja Tunaweza (Juntos Somos Capazes), apesar de o projecto Mozambique LNG estar em força maior e com as operações de construção paradas. A iniciativa Pamoja Tunaweza visa implementar actividades de desenvolvimento socioeconómico sustentáveis em Cabo Delgado, em particular em Palma e Mocímboa da Praia, para apoiar os esforços do Governo para a normalização da vida na província. Esperamos poder contribuir para reforçar a mobilidade das pessoas, um factor fundamental para o seu bem-estar e para a revitalização da economia do distrito de Palma”.

Fernando Pegado, Diretor de Assuntos Públicos e Relações Governamentais da ExxonMobil Moçambique, Limitada, afirmou: "A ExxonMobil viu em primeira mão como a melhoria das condições de mobilidade é fundamental em ajudar as comunidades a apoiar as suas atividades diárias de subsistência. Isto inclui a deslocação para a escola e transportação de mercadoria para os respectivos mercados. Estamos satisfeitos por termos trabalhado com a Mozambikes na distribuição destas 500 bicicletas no distrito de Palma, e estamos ansiosos por continuar a colaboração com os nossos parceiros em resposta às necessidades da comunidade."

###

Sobre o projecto Mozambique LNG

O projecto Mozambique LNG é o primeiro projecto de GNL em terra do país. O projecto inclui o desenvolvimento dos campos Golfinho e Atum, localizados na Área 1 Offshore, e a construção de uma fábrica com duas unidades de liquefação com capacidade de 13,1 milhões de toneladas por ano. A Área 1 contém aproximadamente até 60 Tcf de recursos de gás, dos quais 18 Tcf serão desenvolvidos com as duas primeiras unidades de liquefação.

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies SE, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma empresa multi-energias mundial de produção e comercialização de energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e electricidade. Os seus mais de 100.000 colaboradores estão comprometidos com uma energia cada vez mais económica, mais limpa, mais fiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro dos seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.

Sobre a ExxonMobil

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia e petroquímicos de capital aberto, cria soluções que visam melhoram a qualidade de vida e as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém participação operacional na bacia de Angoche (A5-B) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique. Para mais informações, visite o site www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique