ExxonMobil Apoia Educação CTEM em Maputo

• Doze escolas beneficiaram do programa de formação de robótica na Cidade e Província de Maputo
  • Programa lançado no Ministério da Educação e Desenvolvimento Human

MAPUTO, Moçambique – ExxonMobil Moçambique, Limitada em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e os parceiros implementadores, Osuwela, lançaram o projecto ASTROBOT de Robótica nas Escolas para as escolas secundárias na Cidade e Província de Maputo.

O programa ASTROBOT CTEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas) apoiado pela ExxonMobil desde 2020, continuará a apoiar as escolas secundárias Josina Machel, Francisco Manyanga, Estrela Vermelha, Magoanine, Laulane e Noroeste 1 e agrega as escolas secundárias da Matola, Machava, Liberdade, Força do Povo, Malhazine e Zona Verde. No total, o programa beneficiará 200 estudantes e 36 professores das 12 escolas.

O programa, que forma professores e estudantes para montar e executar várias actividades com o kit de robótica, desenvolver estratégias e programar os robôs, culminará com a realização de uma Competição de Robótica prevista para o fim do ano lectivo.

“A educação é um pilar chave da estratégia global de investimento comunitário da ExxonMobil e é crítica para o desenvolvimento de Moçambique.” Disse Jos Evens, director geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “Estas iniciativas proporcionam oportunidades e incentivo para a retenção do estudante e o desenvolvimento na escola.”

A escola vencedora do campeonato interescolar de 2021 recebeu o trofeu da escola do Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano durante o lançamento.

“O governo orgulha-se de trabalhar com parceiros responsáveis para a implementação de iniciativas chaves que apoiam o desenvolvimento dos nossos estudantes.” Disse Manuel Banzo Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano durante o lançamento do programa no Ministério. “Este programa irá promover o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas, uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal dos estudantes.”

Zeferino Martins, Presidente da Osuwela disse, "Alegramo-nos com a expansão do projecto de robótica para as escolas na Província de Maputo para apoiar mais estudantes. Robótica é uma porta aberta para os profissionais de Ciência e Tecnologia, fundamental para o desenvolvimento do nosso país.”

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém de 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.

Para mais informações, visite o site: www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa pagina de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre a Osuwela

OSUWELA significa “conhecimento” em Makua

A OSUWELA é uma organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação em Ciência. Trabalha em estreita colaboração com o governo e a sociedade civil, através de projectos de valorização das áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática –, transferência de conhecimento e multiplicação de conhecimento científico para o público escolar e a comunidade.

O objectivo da OSUWELA é fortalecer a Educação Científica, formal e não formal, para que os estudantes - e a população em geral - possam olhar a Ciência de forma interessante e importante, bem como aplicar o conhecimento científico no dia-a-dia e sentir-se capaz de acompanhar o debate sobre assuntos científicos que acontecem nos dias de hoje.

A OSUWELA está ciente da importância das Mulheres na Ciência, cuja presença é cada vez menos visível em Moçambique. Para contribuir para a resolução destes problemas desenvolvemos actividades que promovem o interesse das mulheres pelas Ciências, a experimentação e a exploração da tecnologia. O objectivo é ter mais mulheres em cursos de CTEM e maior emprego em ciência e engenharia.