Parceiros da Área 4 e o Governo de Moçambique Inauguram o Centro de Desenvolvimento Empresarial, MozUP

MAPUTO, Moçambique – A ExxonMobil Moçambique, Limitada, em nome da Mozambique Rovuma Venture e dos parceiros da Área 4, inaugurou hoje o Centro de Desenvolvimento Empresarial (EDC) em Maputo, em colaboração com o governo de Moçambique e o setor privado.
  • O centro capacitará pequenas e médias empresas moçambicanas
  • Programa é possível através do apoio dos parceiros da Área 4

O Centro de Desenvolvimento Empresarial MozUP (EDC) desenvolverá empresas moçambicanas, para se tornarem qualificadas e competitivas de forma a apoiar uma variedade de áreas de crescimento económico moçambicano, incluindo o sector de energia. Os serviços incluem avaliações de negócios, serviços de consultoria, formação e mentoria, incluindo na certificação de qualidade e segurança e informação sobre o acesso ao capital.

"O futuro crescimento e desenvolvimento em Moçambique exige uma robusta cadeia de valor local." Disse Liam Mallon, Presidente da Empresa de Petróleo e Gás da ExxonMobil. "Através do MozUP, estamos a investir no desenvolvimento das capacidades dos fornecedores locais e ajudá-los a maximizar os benefícios gerados pelos projectos de gás natural liquefeito (GNL), e outros sectores industriais para além do petróleo e do gás."

As empresas moçambicanas receberão instrução personalizada para destacar os seus pontos fortes, identificar áreas de oportunidade, e fornecer recomendações práticas para o desenvolvimento da sua capacidade em geral. O MozUP realiza seminários e sessões de formação empresarial sobre procedimentos e oportunidades de contratação de projetos dos empreiteiros.

O MozUP inclui acesso e formação do Portal de Registo de Fornecedores em duas línguas (português e inglês) da ExxonMobil, que permite aos fornecedores moçambicanos registarem-se e fornecerem uma indicação da dos respetivos bens, serviços e capacidades especializadas. O portal foi lançado em novembro de 2018 e conta atualmente com mais de 2.046 fornecedores registados, dos quais 77 por cento são entidades registadas em Moçambique.

Até outubro de 2021, foram proporcionados 72 formações que abrangem introduções ao GNL, segurança, saúde, ambiente no petróleo e gás, processos de procurement, literacia legal para as empresas, bem como um curso de gestão financeira, recursos humanos e compliance de oito semanas. Até à data, 1.909 participantes foram formados, representando 1.345 empresas. Os cursos estão atualmente a ser proporcionados através de uma mistura de sessões virtuais e presenciais respeitando às restrições da COVID-19.

"Garantir a participação activa das empresas locais nas oportunidades de negócios é uma prioridade do governo”, disse o Ministro dos Recursos Minerais e Energia Max Tonela

A MozUP é operada pela Mozambique Enterprise for Sustainability  Limitada (MES), uma parceria entre a DAI – uma empresa global de desenvolvimento social e económico – e a parceira implementadora moçambicana, Taciana Peão Lopes & Advogados Associados.

"Estamos entusiasmados por trabalhar num projeto tão importante com os parceiros da Área 4 e com o Governo Moçambicano", disse Barbara Habib, Diretora-Geral da MES. "Estamos ansiosos para desenvolver pequenas e médias empresas, aproveitando o seu espírito empreendedor para apoiar o desenvolvimento económico de Moçambique."

Os parceiros da Área 4 estão a investir $3,0 milhões de dólares americanos para estabelecer e operar o MozUP durante os primeiros dois anos. Instituições e operadores intersectoriais locais e internacionais são encorajados a subscrever ao EDC para criar uma plataforma sustentável e multipartidária que possa apoiar outros projetos e indústrias no futuro.

###

Sobre a Área 4

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture incorporada pela Eni, ExxonMobil e CNPC, que detém uma participação de 70% no Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção da Área 4, em conjunto com a Galp, KOGAS e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. cada uma com 10% de interesse participativo.

A ExxonMobil liderará a construção e operação de liquefação de gás natural e instalações relacionadas em nome da MRV, e a Eni liderará a construção e operação de instalações upstream. 

Sobre MozUP

Financiado pelos parceiros da Área 4 e implementado pela Mozambique Enterprise for Sustainability (MES), uma empresa moçambicana, o MozUP é um Centro de Desenvolvimento Empresarial que serve como uma plataforma para apoiar o crescimento e desenvolvimento de empresas moçambicanas em todos sectores, incluindo o sector de energia. O objetivo do MozUP é capacitar as PMEs locais para tornarem-se mais competitivas e capazes de providenciar serviços na industria de LNG e outros sectores emergentes no pais. MozUP oferece vários serviços a PMEs incluindo diagnosticos empresariais, formação, treinamento, mentoria em compliance com medidas de Segurança e Saúde ocupacional, certificação, criação de oportunidades para ligações empresariais e providencia informação sobre acesso a financiamento.  Para saber mais sobre o MozUP, visite o: www.mozup.org, e para participar nas actividades, por favor registe-se no portal de registo do Rovuma LNG (https://mz.rovumalngsrp.com/).