Fundação ExxonMobil apoia empoderamento da mulher

MAPUTO, MOZAMBIQUE – A Fundação ExxonMobil anunciou a sua contribuição de 300,000 dólares norte americanos para a iniciativa Business Women Connect (BWC) pelo quarto ano consecutivo em Moçambique. A iniciativa, que teve início em 2018 liderada pela TechnoServe ira decorrer em Maputo enquanto explora oportunidades de expandir para o norte dentro deste ano.
  • Financiamento apoia a iniciativa Business Women Connect
  • 700 Mulheres já concluíram o programa em quatro anos

A iniciativa tem parceria de varias instituições financeiras para providenciar literacia financeira e de gestão para mulheres donas de micro negócios através de aulas de desenvolvimento de negócios e aulas de gestão, bem como treinamento para promover maiores poupanças e formalização das finanças do negócio e familiares. O programa já graduou 700 mulheres nas províncias de Maputo e Inhambane.

Apesar de muitas terem passado por dificuldades nos seus negócios devido aos impactos da pandemia do COVID-19, as participantes do BWC receberam treinamento e instruções em formato digital e demostraram tremenda resiliência ao alterar os seus planos de negócios. Muitos dos serviços como salões, barracas e alfaiates conseguiram levar o serviço de porta a porta respeitando as medidas de saúde.

“Empoderamento da mulher é uma componente essencial da estratégia global de investimento comunitário da ExxonMobil e damos valor ao papel instrumental que a mulher tem na sociedade e na economia.” disse Jos Evens Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “Estamos felizes em continuar a parceria com a TechnoServe promovendo o desenvolvimento do empoderamento da mulher moçambicana”.

A iniciativa BWC tenciona treinar 250 mulheres em 2021. O programa continuara a providenciar formação em investimentos, gestão financeira, atendimento ao cliente, e marketing através dos canais digitais enquanto as restrições do COVID-19 se manterem em vigor para assegurar a continuação dos negócios das microempresárias.

“Este ano foi crítico para todos negócios,” disse Jane Grob, Directora da TechnoServe. “Estamos contentes que tantas da beneficiarias conseguiram ajustar de forma tao rápida apos a implementação das restrições para garantir o rendimento para as suas casas e para garantir a continuidade dos negócios.”

###

Sobre A ExxonMobil

A ExxonMobil é a maior empresa internacional de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.
Para mais informações, visite o site www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre a Fundação ExxonMobil

A fundação ExxonMobil é a mão filantrópica primária da Corporação Exxon Mobil nos Estados Unidos. A nível global, a organização providência fundos para melhoria na educação, promoção da mulher como catalisador para o desenvolvimento e o combato a malaria e outras doenças infeciosas em países em desenvolvimento.

Sobre a TechnoServe Moçambique

A TechnoServe tem providenciado assistência técnica a industrias Moçambicanas, agronegócio e empreendedores com potencial de crescimento a mais de 20 anos, desde que o escritório primeiro abriu em 1998. Ajudamos a criar um sector de agricultura competitiva e sustentável que gerou oportunidades para produtores e fornecedores rurais de pequena escala ajuntado com oportunidades de geração de emprego para os pobres rurais. A TechnoServe também apoia o sector de microempreendedores cujos negócios tem o potencial para transformar as comunidades mas tendem a ter uma falta de conhecimento empresarial tal como a gestão financeira.