ExxonMobil Apoiará a Resposta as Pessoas Deslocadas Internamente em Cabo Delgado

ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), anunciou hoje o seu apoio aos esforços de assistência de emergência para pessoas internamente deslocadas (doravante deslocados) em Cabo Delgado. A doação no valor de $50.000 dólares americanos apoiará a campanha da Plataforma Makobo denominada "Coração Solidário – Cabo Delgado".
  • ExxonMobil junta-se à Campanha Coração Solidário – Cabo Delgado
  • Apoio beneficiara até 20.000 pessoas em Campos de Pessoas Deslocados em Cabo Delgado

A campanha destina-se a coordenar os esforços da sociedade civil em resposta a preocupações humanitárias resultantes do conflito em curso que afeta a província. O foco do apoio da ExxonMobil esta na instalação de duas cozinhas satélites capazes de distribuir até 20.000 refeições por dia.

"Temos o prazer de trabalhar com a Makobo e as autoridades locais para ajudar a população diretamente afetada pelo conflito", disse Jos Evens, Diretor-Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. "O diálogo aberto promoverá uma abordagem coordenada e partilhada, a fim de atenuar os desafios na vida da população afetada."

A campanha "Coração Solidário – Cabo Delgado" promovida pela Plataforma Makobo visa aumentar a sensibilização sobre os desafios enfrentados pelos deslocados em Cabo Delgado, fornecer alimentação aos mais vulneráveis, estabelecer programas de subsistência que promovam a geração de rendimento, introduzir mecanismos de autossuficiência que mitiguem o impacto na economia local, e implementar uma zona tampão que permita à população regressar aos seus locais de origem assim que as condições de segurança o permitam.

"Este apoio representa a expressão máxima do valor da humanidade - Construir pontes sociais Juntos para a Prosperidade de todos - Solidariedade. É uma grande honra e privilégio poder contar com o apoio da ExxonMobil para criar alternativas para uma resposta imediata e eficaz às necessidades dos nossos irmãos e irmãs em Cabo Delgado mas, acima de tudo, pelo compromisso que temos vindo a estabelecer em conjunto para criar soluções sustentáveis para a inclusão de todos os moçambicanos nos processos de desenvolvimento económico, social e cultural do nosso país.", afirmou Ruy Santos, Coordenador do Projeto Makobo, e Diretor da campanha Coração Solidário – Cabo Delgado.

Sobre a Plataforma Makobo/Coração Solidário-Cabo Delgado

A Missão da CORAÇÃO SOLIDÁRIO – Cabo DELGADO, é uma abordagem holística que visa colaborar na criação, em primeiro lugar, de condições de assistência eficaz às famílias deslocadas afetadas pela insurgência na província de Cabo Delgado. Com base em iniciativas de apoio alimentar e de subsistência, esta intervenção procura apoiá-las na sua gradual integração económica e social nas comunidades de acolhimento e ajudá-las a regressar, o mais rapidamente possível, às suas comunidades de origem.

Sobre a ExxonMobil

A ExxonMobil, uma das maiores empresas internacionais de capital aberto que opera no sector de petróleo e gás, utiliza tecnologia e inovação para ajudar a satisfazer as crescentes necessidades energéticas do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25% na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras instalações de liquefacção de gás natural. Além disso, a ExxonMobil recebeu os direitos conjuntos para negociar as concessões da bacia de Angoche (A5-B) e do Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D), como parte da quinta ronda de licenciamento em Moçambique. Para mais informações, visite-nos em www.exxonmobil.co.mz ou clique em ‘curtir’ na nossa página do Facebook https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique