ExxonMobil Apoia na Campanha contra Violência Domestica

MAPUTO, Mozambique – ExxonMobil Moçambique, Limitada, em parceria com o Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) lançou hoje o primeiro “anuncio de serviço publico (ASP)” desenhado para consciencializar com o objectivo de prevenir a violência domestica.
  • Lançamento do programa de 16 dias de activismo contra violência domestica, liderado pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social
  • Campanha estreia anúncio de serviço publico através do apoio da ExxonMobil

A ASP animada tem a Tina como a personagem principal, uma rapariga forte e encorajadora, que luta contra as dificuldades sociais através da consciencialização e por providenciar orientações para endereçar a violência domestica. FX Lda criou esta serie de animações que serão transmitidos na TVM durante estes 16 dias.

“A ExxonMobil continua comprometida na capacitação das mulheres e raparigas em Moçambique.” Disse Jos Evens, Director geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “A campanha da Tina é uma forma inovadora de trazer a consciência as dificuldades com o objectivo de endereçar o problema de violência doméstica e outros males sociais”.

A ExxonMobil assinou um Memorandum de Entendimento (MdE) com o MGCAS em Dezembro de 2018 para a colaboração nos programas sociais com foco nas mulheres, crianças e pessoas em situação vulnerável. O MdE apoiou na criação dos 5 vídeos de caracter cívico para promover a educação e boas practicas na área da saúde. O vídeo da violência domestica é o primeiro de 5 ASPs a serem lançados, tornado possível devido a uma contribuição de $50,000 americanos pela ExxonMobil.

“Violência doméstica é um mal social que afecta Moçambique,” disse Ministra do Género, Criança e Acção Social, Sua Excelencia Cidália Chauque Oliveira. “Mulheres e crianças em particular estão sujeitas a violência domestica e esta campanha irá trazer sensibilização das diferentes ferramentas disponíveis para responder aos sintomas, os efeitos e a solução da violência domestica.”

A campanha internacional anual é em coordenação com os 16 dias de activismo das Nações Unidas contra a violência baseada no Género. O MGCAS terá programas em cada uma das províncias no país durante os 16 dias de activismo.

A ExxonMobil, é a maior empresa internacional de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.
Para mais informações, visite o site www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique