A Exxonmobil e a Fundação MASC Apoiam O Empoderamento Das Mulheres Em Palma

MAPUTO, Moçambique - A ExxonMobil Moçambique, Limitada em parceria com a Fundação MASC anunciam as suas iniciativas de empoderamento das mulheres em Palma, "Movimento Wanawake" (mulheres em kiSuahili) e "Kuinua" (erguer as comunidades em kiSuahili).
  • O Movimento Wanawake (Mulheres) pretende atingir 1000 beneficiárias directas no Distrito de Palma.

As iniciativas de restauração dos meios de subsistência, Movement Wanawake e Kuinua, centram-se na capacitação económica das mulheres e raparigas afectadas pelo conflito no Distrito de Palma através do artesanato. Estas iniciativas apoiarão as beneficiárias, melhorando as capacidades de liderança, as competências artesanais, as oportunidades económicas, as competências de gestão empresarial e a oferta de produtos feitos por mulheres. Os programas tambem reforçarão as capacidades das mulheres para participarem em iniciativas de construção da paz nas suas comunidades, transformando-as em Embaixadoras da Paz.

O principal objectivo do Movimento Wanawake é garantir melhores meios de subsistência e resiliência das mulheres contra os efeitos do conflito e do clima através da capulana, um tecido enraizado na cultura moçambicana e utilizado nos lares moçambicanos. O Movimento Wanawake pretende atingir 1000 mulheres beneficiárias directas no Distrito de Palma.

A iniciativa Kuinua apoiará as mulheres através da produção de artesanato, utilizando a tecelagem tradicional, para criar fontes de subsistência sustentáveis entre as raparigas e mulheres deslocadas internamente e as comunidades de acolhimento. 50 grupos, totalizando 250 mulheres e raparigas, serão as beneficiárias directas desta iniciativa.

"A nossa experiência provou que, ao capacitar as mulheres, estamos a reforçar não só a sua família, mas tambem a sua comunidade," disse Arne Gibbs, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. "Estamos comprometidos A EXXONMOBIL E A FUNDAÇÃO MASC APOIAM O EMPODERAMENTO DAS MULHERES EM PALMA. POWERED BY O Movimento Wanawake (Mulheres) pretende atingir 1000 beneficiárias directas no Distrito de Palma. com o empoderamento das mulheres, apoiando iniciativas que geram rendimentos e, em última análise, apoiam o desenvolvimento e a prosperidade das comunidades moçambicanas." João Pereira, Director Executivo da Fundação MASC partilhou afirmando: "A missão da Fundação MASC é contribuir para um Moçambique melhor. Comprometemo-nos a apoiar e capacitar os grupos mais marginalizados, particularmente os jovens e as mulheres, para que possam ultrapassar as barreiras políticas e económicas. Através desta parceria, estamos a ajudar, e continuaremos a ajudar, estes grupos".

A ExxonMobil, uma das maiores empresas internacionais de energia e petroquímica de capital aberto, cria soluções que melhoram a qualidade de vida e satisfazem as necessidades em evolução da sociedade. Em Moçambique, a ExxonMobil detém um interesse indirecto de 25 por cento na Área 4 e irá liderar a construção e operação de futuras instalações de liquefacção de gás natural. Para alem disso, foram atribuídos à ExxonMobil os direitos conjuntos para negociar a concessão da bacia de Angoche (A5-B), como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique. Visite: www.exxonmobil.co.mz ou siga o nosso Facebook em: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre a Fundação MASC

A Fundação MASC define como sua visão um Moçambique inclusivo, estável e resiliente, onde as comunidades desfavorecidas são capacitadas para aceder às instituições políticas e aos recursos, onde os direitos humanos e a justiça social são considerados, as capacidades locais são construídas, as condições de trabalho e a prestação de serviços são melhoradas, a discriminação de género e a vulnerabilidade das comunidades são reduzidas. A sua missão é trabalhar com as comunidades vulneráveis para promover a boa governação, melhorar o acesso aos serviços básicos e o estatuto socioeconómico, combater a injustiça social e a desigualdade, especialmente para as mulheres e as pessoas socialmente excluídas, entre outras actividades. Visite: https://masc.org.mz/ ou curta-nos no Facebook em: https://www.facebook.com/mascmoz/POWERED BY 14