ExxonMobil Promove Educação CTEM com a Osuwela e a Universidade Eduardo Mondlane
- ExxonMobil e a Osuwela promovem Campeonato de Robótica beneficiando 48 estudantes em escolas em Maputo
- UEM faz parceria com a ExxonMobil para preparar raparigas para admissão nas áreas de CTEM
Como parte do compromisso a educação CTEM em Moçambique, a ExxonMobil anunciou o apoio ao programa do Centro de Coordenação dos Assuntos do Género da UEM (CeCAGe) que foca na formação de raparigas em preparação a admissão de exames nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) bem como outras instituições de ensino superior. O programa de dois meses providencia formação intensiva nas disciplinas de Matemática, Química, Física e Ciências para mais de 120 raparigas.
“Educação é uma área chave da estratégia comunitária da ExxonMobil e estamos satisfeitos com a parceria com organizações que privilegiam a juventude.” Disse Jos Evens, Director da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “Estamos orgulhosos da perseverança pelos implementadores e estudantes, que apesar das dificuldades enfrentadas devido a pandemia conseguiram concluir os seus estudos.”
Falando em nome do CeCAGe, a Directora Gracinda Mataveia disse, “Educação CTEM é crítica para o desenvolvimento de Moçambique. Através da formação prestada a estas estudantes nestas áreas técnicas, esperamos aumentar a percentagem das raparigas a estudarem estes programas, mas também torna-las mais empregáveis bem como contribuir para o desenvolvimento da nação.”
"Conduzimos o projecto ASTROBOT com a certeza de que é fundamental dar aos nossos alunos mais oportunidades, para lá do ensino formal, que possam abrir os seus horizontes e mostrar-lhes novas perspectivas de futuro. A Robótica é uma porta aberta para as profissões de Ciência e Tecnologia, fundamentais ao desenvolvimento do nosso país". Disse Zeferino Martins, presidente da Osuwela.
###
Sobre A ExxonMobil
A ExxonMobil é a maior empresa internacional de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.
Para mais informações, visite o site www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique