Abordagem de gestão ambiental

In this article

Abordagem de gestão ambiental

A nossa abordagem

Realizamos o nosso negócio de maneira que seja adequado às necessidades ambientais e económicas das comunidades onde operamos. A ExxonMobil toma em consideração todos riscos em cada fase do desenvolvimento e trabalhamos continuamente para mitigar tais riscos e melhorar o nosso desempenho ambiental.

Empregamos uma estratégia de gestão ambiental para monitorar o nosso desempenho em 5 factores-chave: 1) serviços de Biodiversidade e do ambiente, 2) gestão hídrica, 3) medidas de prevenção de derramamento, 4) emissões atmosféricas e 5) desactivação e reabilitação.

A nossa abordagem exige que as nossas instalações sejam desenhadas, operadas e geridas com o objective de mitigar impactos ambientais diversos.

Image

Emissões atmosféricas

De acordo com os requisitos regulamentares e o nosso compromisso para manter uma excelente operação, trabalhamos para reduzir as emissões atmosféricas associadas às nossas operações e os produtos que fornecemos. As emissões combinadas de composto orgânico volátil (VOCs), dióxido sulfúrico (SO2), óxido de nitrogénio (NOx) da ExxonMobil decresceram cerca de 40% durante os últimos 10 anos em todos as esferas do nosso negócio. Em 2016, as nossas emissões combinadas totalizaram menos de 0,4 milhão de toneladas métricas.

Image
Image

Serviços de biodiversidade e do ambiente

A biodiversidade refere-se a um número e uma variedade de organismos vivos numa determinada área. Os serviços do ambiente são o alimento, água, abrigo, água potável e identidade cultural que as pessoas obtêm do ambiente. É uma prioridade para a ExxonMobil salvaguardar a capacidade do ambiente apoiar a biodiversidade e prover serviços ambientais.

A nossa abordagem para gerir os serviços de biodiversidade e do ambiente toma em consideração vários factores como a raridade de espécies individuais, os seus papéis nos diferentes ambientes e habitats, as suas vulnerabilidades e a sua importância cultural. Para proteger certas espécies e habitats sensíveis, modificamos projecto de engenharia, práticas de construção e operação e a melhoras as condições dos habitats da vida selvagem nas nossas propriedades.

A ExxonMobil analisa minuciosamente o contexto ambiental das áreas onde nós operamos para identificar os riscos dos serviços de biodiversidade e do ambiente e as medidas de protecção apropriadas. Também exibimos, periodicamente, os locais das nossas maiores instalações operacionais contra as bases de dados da União Internacional para a Conservação da Natureza e Áreas Mundiais Protegidas. Em 2016, estimou-se que 25% das nossas maiores instalações operacionais estava a 5 quilómetros de designadas áreas ambientais sensíveis. Através do acompanhamento desses dados, estamos aptos para assegurar que áreas com primazia recebam uma protecção especial.

Além do nosso compromisso para com a protecção da biodiversidade nas áreas que operamos, apoiamos a defesa, pesquisa e parceria para proteger a biodiversidade fora da nossa área delimitada. Em 2016, contribuímos cerca de 4 milhões de dólares para organizações como aquelas que se focam na protecção da biodiversidade e conservação de terra.

Gestão Hídrica

Em 2016, a rede do consumo de água limpa nas nossas operações foi de 290 milhões de metros cúbicos, uma redução de quase 3% do consumo registado em 2015 de 300 milhões de metros cúbicos e reduziu mais do que 9% desde 2007. A ExxonMobil trabalha para gerir o nosso consumo de água e limitar impactos adversos das reservas de água e dos consumidores das nossas retiradas e descargas, tomando em consideração factores tais como a qualidade e acessibilidade.

Por exemplo, quando as operações em Banyu Urip, Indonésia, necessitaram de uma implementação maior do volume de água para manter a pressão adequada do reservatório, desenvolvemos um reservatório ainda maior para captar e guardar o excesso de água disponível na época chuvosa, que caso contrário, não seria utilizado. Usar o reservatório ajudou a mitigar potenciais efeitos do nosso consumo de água no local onde vive a população durante os tempos de seca quando os recursos hídricos estão em escassez.

Usando a versão mais recente da ferramenta global de água da global oil and gas industry association for environmental and social issues (IPIECA), identificamos que quase 35% dos nossos maiores locais de operação estão localizados nas áreas com potencial de existir escassez de água. Procuramos oportunidades para reduzir o consumo de água e desenvolver estratégias de gestão específicas tais como: reciclagem das águas residuais nos municípios e indústrias, substituição com fontes de água de baixa qualidade e captação das águas provocadas pela chuva.

Image

Conteúdo relacionado

Iniciativas ambientais

Iniciativas ambientais

A ExxonMobil considera o risco em todas as fases do desenvolvimento e trabalhamos continuamente para gerir os impactos ambientais.

Gestão de riscos e segurança

A ExxonMobil permanece firme no seu compromisso com a excelência no desempenho de Segurança, Saúde e Ambiente (SSH&E), referido coletivamente como Integridade de Operações.