Ignorar e ir para conteúdo principal
Pesquisar

Segurança e Saúde

Segurança

O compromisso com a segurança é um valor fundamental e parte integrante da cultura da ExxonMobil. O nosso objectivo é assegurar que todos os trabalhadores e empreiteiros saiam todos os dias do local de trabalho em segurança e de boa saúde. Vamos sempre trabalhar para manter o nosso objectivo de Assegurar a Segurança de Todos. Visite a nossa página Web sobre a segurança e protecção para mais informações sobre a abordagem da ExxonMobil para gestão da segurança incluindo o nosso Sistema de Operações de Gestão da Integridade.

Segurança pessoal

A ExxonMobil espera que cada trabalhador e terceiros empreiteiros identifiquem, avaliem e mitiguem os riscos associados às nossas operações quotidianas. Em 2016, alcançamos o nosso melhor desempenho de sempre em termos de segurança. Desde 2000 reduzimos a nossa taxa de ocorrência de incidentes de mão-de-obra perdida em cerca de 80%.

Embora esse número esteja a decrescer, ocorrem incidentes de segurança e pequenas perdas. Arrependemo-nos profundamente pelo facto de três empreiteiros terem sido feridos mortalmente em incidentes separados relacionados às operações da ExxonMobil em 2016. Os incidentes estavam relacionados a um acidente de manutenção que decorreu e uma das nossas instalações, um incidente em um dos nossos locais de perfuração onshore e um incidente dentro da nossa embarcação marinha que se preparava para descarregar suprimentos em uma das nossas plataformas offshore. Investigamos exaustivamente cada incidente para determinar os factores contributivos, e a partir disso, melhoramos as nossas práticas de trabalho e instalações para ajudar a prevenir futuras ocorrências. Temos processos em vigor para analisar todos os incidentes, mesmo aqueles dos quais não resultaram em feridos, de modo a identificar oportunidades para melhorar. Aplicando esse processo continuamos a trabalhar em direcção ao nosso objectivo de Assegurar a Segurança de Todos. Veja a secção de segurança de pessoal da nossa página de segurança e protecção para mais informações sobre a segurança de fornecedores e terceiros empreiteiros.

Segurança do processo

A ExxonMobil faz uma abordagem abrangente para gerir o processo de segurança. A segurança do processo compreende o equipamento, procedimentos e a formação que previnem a emissão de hidrocarbonetos e de substâncias perigosas. Primeiro identificamos e depois eliminamos ou mitigamos os riscos da segurança de processo associados às nossas operações empregando processos e procedimentos estruturados que servem como prevenções e ajudam-nos a evitar acidentes. Visite a secção de segurança do processo da nossa página de segurança e protecção para informações sobre os eventos de segurança do processo Tier 1.

Preparação e resposta para emergências

A ExxonMobil continua a dar um grande relevo na formação para ter capacidades de resposta efectivas para emergências. Estabelecemos estratégicos Grupos de Apoio para Emergências (ESGs) em todo o mundo para desenvolver e colocar em prática as estratégias de resposta para emergências e auxiliar os socorristas do local. Independentemente do tamanho do incidente, cada instalação e unidade de negócio da ExxonMobil tem acesso a um conjunto de socorristas formados, incluindo as nossas Equipas Regionais de Atendimento (RRT), que fornecem um apoio táctico rápido quando necessário. Cada RRT participa de programas de formação anuais com pessoal de linha de negócio, organizações de respostas contra incidentes e autoridades governamentais relevantes na região designada.

Saúde dos trabalhadores

A ExxonMobil promove um ambiente de trabalho que ajuda os nossos trabalhadores e as suas famílias a terem um estilo de vida saudável, incluindo prevenção de doenças infecciosas. O nosso objectivo é de abordar os riscos de saúde adversos que prevalecem nos locais onde operamos e de proteger a saúde, segurança e produtividade dos nossos trabalhadores enquanto preservamos as nossas operações de negócios. Já abordamos as ameaças de malária, tuberculose. HIV/SIDA, Ébola, Zika e outros surtos no nosso local de trabalho através de programas de prevenção e controlo efectivos e eficientes. Desde 2007, não se reportou nenhuma morte por malária entre os nossos trabalhadores. Ademais, desde 2010 nenhum dos quase 100 casos diagnosticados de tuberculose activa na nossa mão-de-obra infectou um outro trabalhador nos nossos locais, e, desde esse tempo, não se reportou nenhum rompimento operacional devido a um surto. Por favor visite a nossa página Web sobre saúde e bem-estar para informações sobre o programa de cultura da saúde da ExxonMobil, que apoia a saúde, segurança e bem-estar dos nossos trabalhadores.