Ignorar e ir para conteúdo principal
Pesquisar

Projecto de GNL

A ExxonMobil vai liderar a construção e operação de toda a futura liquefacção do gás natural e instalações relacionadas para o bloco das águas profundas da Área 4.

Visão Geral

A ExxonMobil é a maior empresa de capital aberto de petróleo e gás do mundo e também somos os maiores produtores de petróleo e gás em África.

Através dos nossos afiliados, operamos em África há mais de 100 anos e, desde 2006, comprometemo-nos em investir mais de 46 biliões de dólares em África, incluindo em projectos na Nigéria, Angola e muitos outros países. A ExxonMobil tem uma vasta mão-de-obra em África contando com 3.300 trabalhadores no continente e estamos orgulhosos de dizer que mais de 90% deles são nacionais.

Como empresa, estamos comprometidos em produzir energia de forma segura e responsável através do uso de tecnologia avançada e padrões operacionais rigorosos.

A ExxonMobil anunciou no dia 13 de Dezembro de 2017 a conclusão da sua aquisição de 25% da participação indirecta na Área 4 offshore em Moçambique.

A ExxonMobil  Moçambique irá liderar a construção e operação futura do gás natural liquefeito e instalações relacionadas para a Area 4 enquanto a Eni continuará a liderar o projecto de GNL flutuante da Coral e todas as operações upstream. O bloco das águas profundas da Área 4 contém mais de 85 triliões de pés cúbicos de gás natural, o que irá fornecer recursos para o projecto de GNL de classe mundial em que os parceiros esperam investir dezenas de biliões de dólares.

A ExxonMobil e seus parceiros estão conjuntamente a optimizar planos de desenvolvimento e a determinar etapas fundamentais como a decisão final de investimento (FID) e, de acordo com isso, o tempo de inicialização.

Co- Empreendedores

Os co-empreendedores são: Eni, CNODC, Galp, Kogas e a ENH.

Os nossos princípios orientadores

A energia é essencial para melhoria da qualidade de vida das pessoas. É essencial para as economias, mobilidade, e na melhoria da saúde e educação. A ExxonMobil tem a responsabilidade de fornecer energia acessível e fiável. É uma responsabilidade que nós tomamos bastante em consideração. Contudo, não podemos parar por aí. Existe um duplo desafio que a nossa indústria enfrenta: atender a crescente demanda pela energia e ao mesmo tempo reduzir impactos ambientais - incluindo o risco de mudanças climáticas. É um desafio que a nossa indústria deve ajudar a resolver. A ExxonMobil está comprometida em cumprir com a sua parte.

A inovação permite-nos investir em oportunidades de alta qualidade para melhorar a nossa carteira de activos. O nosso foco contínuo na excelência operacional permite-nos ter o melhor de cada e todas as instalações, a todo o momento.

Uma empresa segura é uma empresa bem gerida. Para se alcançar operações seguras e ambientalmente responsáveis numa empresa global, exige-se um compromisso significativo de todos em todos os níveis da organização. O sucesso na segurança é o resultado de uma abordagem disciplinada, rigorosa, o que também ajuda a realizar mais operações fiáveis e melhorar os resultados financeiros.

A nossa posição mundial de LNG é ímpar na indústria. Temos interesse em 17 unidades de LNG em todo mundo, com uma capacidade líquida de 22 milhões de toneladas anualmente. A nossa entrada no bloco de águas profundas da Área 4 offshore em Moçambique, que contém uma estimativa de 85 triliões de pés cúbicos brutos de gás natural existente, também foi concluída em 2017. Esse recurso irá apoiar no desenvolvimento orientado pela ExxonMobil e no desenvolvimento de multi-unidades de GNL com uma capacidade potencial máxima atingindo 40 milhões de toneladas por ano.

Benefícios económicos

Nos países em que operamos, trabalhamos para contribuir no desenvolvimento económico e social. Acreditamos que os conteúdos locais – o valor económico e social adicionado trazido a um país anfitrião através das actividades da indústria de petróleo e gás – fornecem um valor compartilhado para a ExxonMobil e as comunidades locais.