Area 4 Moçambique procede com o Marketing do “GNL do Rovuma”

WASHINGTON, D.C. — A ExxonMobil e a Eni anunciaram hoje que decorrem actividades de marketing para o projecto “Rovuma LNG”, que irá produzir, liquefazer e vender gás natural dos campos de gás do bloco da Área 4, situado em offshore Moçambique.
  • Unidades de Liquefacção em terra do GNL do Rovuma abastecidas pelos campos de gás offshore da Área 4
  • Área 4 Moçambique negocia acordos de compra e venda do GNL do Rovuma
  • Decisão final de investimento esperada para 2019

Representantes sénior dos Parceiros (ExxonMobil, Eni, CNODC, ENH, Kogas e Galp) reuniram-se hoje durante a Conferência Mundial do Gás (World Gas Conference) que está a decorrer em Washington, D.C., para confirmar o progresso das actividades de marketing.

"Um dos pontos fortes da Área 4 é a qualidade da parceria", disse Massimo Mantovani, Chief Gas and LNG marketing and Power Officer da Eni. “Após a Tomada da Decisão Final de Investimento do FLNG de Coral Sul em 2017, estamos agora a trabalhar em conjunto para desenvolver os restantes campos de gás que irão alimentar as Unidades de liquefacção do Rovuma LNG, aproveitando ao máximo da experiência de cada um dos parceiros da Área 4”.

“A equipa de marketing do “Rovuma LNG” fez progressos significativos e está em negociações activas para os acordos de compra e venda com algumas entidades afiliadas aos parceiros da Área 4”, disse Peter Clarke, presidente do “Gas and Power Marketing Company”, durante a Conferência Mundial do Gás. "Estes compromissos vão ajudar-nos a progredir para a tomada da Decisão Final de Investimento, que esperamos que aconteça em 2019."

O projeto “Rovuma LNG” vai ajudar a fornecer energia fiável e acessível aos seus clientes e ao mesmo tempo criar valor econômico de longo prazo para o povo de Moçambique e para os Parceiros do Projecto.

A ExxonMobil liderará a construção e operação das unidades de liquefação e restantes infraestruturas em terra para o projecto Rovuma LNG, enquanto que a Eni liderará o desenvolvimento de todas operações Upstream.

Sobre a área 4

A concessão da Área 4 está localizada em offshore da província de Cabo Delgado no norte de Moçambique e é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (detida pela ExxonMobil Development Africa BV, pela Eni SpA e pela CNODC Dutch Cooperatief UA), que detém uma participação de setenta por cento ao lado da Galp Energia Rovuma BV, KG Moçambique Ltd. e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P., cada uma das quais detém uma participação de dez por cento.

Sobre a ExxonMobil

A ExxonMobil, a maior empresa internacional de capital aberto do setor de óleo e gás, utiliza inovação e tecnologia para atender às necessidades crescentes de demanda por energia no mundo. A ExxonMobil é líder no setor em diversidade em seu portfólio de recursos, é uma das maiores refinadoras e comercializadoras de produtos de petróleo e sua empresa de produtos químicos é uma das maiores do mundo. Para mais informações, acesse www.exxonmobil.com.br ou siga-nos no twitter em www.twitter.com/exxonmobil (em inglês).

Aviso: Afirmações sobre eventos futuros contidas neste release são baseadas em previsões. Os resultados reais, incluindo projetos, cronogramas e recuperação dos recursos podem ser distintos destas perspectivas devido a mudanças nas condições de mercado que afetem a indústria de óleo e gás ou políticas de preço de longo prazo; mudanças políticas ou regulatórias; performance de reservatórios; o desfecho de esforços de desenvolvimento e exploração; fatores técnicos ou operacionais; e outros fatores citados sob o “Factors Affecting Future Results” em nossa página Investors em www.exxonmobil.com.