ExxonMobil celebra o 1º de Junho, Dia Internacional da Criança, numa visita ao Lar Mamana Wa Kurula, em Boane

No próximo dia 1 de Junho, dia Internacional da Criança a ExxonMobil realizará uma visita ao Lar Mamana Wa Kurula, no município de Boane, trazendo alegria e divertimento às cerca de 40 meninas órfãs que o lar acolhe. 

Subordinado ao lema “Educar as crianças, é investir no futuro”, o encontro, terá lugar entre as 8.00 e as 12.00 horas, no Lar Mamana Wa Kurula, a 6 Km da Vila de Boane, Aldeia Paulo Samuel Kamkomba e contará com a presença de representantes do Governo local, do Lar e da ExxonMobil. 

A celebração irá passar pela realização de um conjunto de actividades recreativas e educativas tais como oficina de artes, jogos, e a apresentação de uma peça de teatro, baseada no conto do escritor moçambicano Dany Wambire, que aborda temas de ambiente e conservação da natureza.

Durante a visita os representantes da ExxonMobil irão proceder à oferta de diverso material escolar, (pastas, cadernos, canetas e borrachas), uma cesta básica avaliada no valor de 50 mil meticais, três computadores e impressora para o laboratório de informática do Lar. Um dos momentos altos da celebração será o anúncio da criação de um fundo para futuras colaborações com a instituição.

O Centro de Acolhimento “Lar Mamana Wa Kurula” é uma instituição da Congregação dos Sagrado Corações de Jesus e de Maria, criada em 2010, e que acolhe meninas com idades compreendidas entre os 5 e 18 anos. As crianças são maioritariamente órfãs de pais, ou portadoras de HIV/SIDA.

Esta acção enquadra-se num conjunto de iniciativas de cariz social e de apoio às comunidades de Moçambique, que a ExxonMobil lançou desde o início do ano e que irão continuar e estender-se a diversos pontos do país. Investindo num conjunto de parcerias estratégicas com diversas organizações e Ministérios, a ExxonMobil tem vindo a desenvolver actividades sociais ligadas às áreas de saúde, educação infantil, e empoderamento feminino.

No passado mês de Abril, em parceria com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e o Ministério do Género, Criança e Acção Social a ExxonMobil ofereceu um conjunto de kits constituídos por insumos agrícolas à Associação das camponesas do Bloco 4 de Pateque Honwane, no Distrito da Manhiça. Esta associação e composta por cerca de 70 mulheres, entre mães solteiras e viúvas que desenvolvem as suas actividades agrícolas numa área de cerca de 26 hectares.

Para celebrar o Dia Internacional de luta contra a Malária a ExxonMobil juntou-se ao Ministério da Saúde e à Johns Hopkins University para o lançamento na capital do País, de um programa de prevenção e intervenção contra Malária. Na ocasião anunciou também a concessão de uma subvenção de 150 mil dólares americanos à Grassroot Soccer e outros parceiros locais, para a implementação de iniciativas de prevenção da Malária na província da Zambézia.

A ExxonMobil tem estado comprometida com diversas acções de responsabilidade social nos países em que actua. Recentemente recebeu o prémio Champion em Programação Sustentável da Malária, em reconhecimento às suas contribuições na luta contra a malária em África. O Prémio foi entregue na Cerimónia de Premiação Corporativa da Malária da África Ocidental (West African Corporate Malaria Award Ceremony), que distingue empresas do sector privado que tomam medidas extraordinárias para proteger seus colaboradores e comunidades contra a doença.

– FIM –

Por julgar o órgão por V. Exa. dirigido de extrema importância, solicitamos a cobertura do evento.

Para confirmação da cobertura e pedidos de informação p.f contacte:

Eduardo Júnior
Assessor de Comunicação
+258 823927676 
eduardo.junior@playground.co.mz
info@playground.co.mz

Sobre a ExxonMobil:

A ExxonMobil é a maior empresa de petróleo e gás que utiliza tecnologia e inovação para ajudar a atender às crescentes demandas energéticas do mundo.

Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25% na Área 4 e será líder na construção e operação das futuras instalações de liquefacção de gás natural. A multinacional já recebeu direitos conjuntos de negociar as concessões da bacia de Angoche (A5-B) e do Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D), como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.

Para mais informações, visite: www.exxonmobil.com ou www.twitter.com/exxonmobil.