Ignorar e ir para conteúdo principal
Pesquisar

Investimento comunitário estratégico

Para além de abordar as prioridades da comunidade onde fazemos o negócio, juntamo-nos às organizações governamentais e não governamentais para ajudar a melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde operamos em todo o mundo. Seja através da Fundação ExxonMobil, da nossa corporação ou das operações das nossas empresas internacionais afiliadas, investimos estrategicamente em programas sociais que atendam as necessidades comunitárias e os objectivos económicos e sociais do país anfitrião. Em 2016, contribuímos cerca de 242 milhões de dólares para comunidades em todo o mundo.

Centramos os nossos esforços nas nossas iniciativas fundamentais como: melhorar a educação, combater a malária e aumentar as oportunidades económicas para as mulheres. Focamo-nos nessas três áreas porque as pesquisas indicam que ajudam a criar bases para a prosperidade económica e progresso humano.

Iniciativa educacional

A educação é um instrumento fundamental para a oportunidade individual e o crescimento económico. As habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), em particular, são cruciais para garantir que os estudantes de hoje em dia estejam preparados para o mercado de trabalho do século 21. Ademais, contratamos cientistas e engenheiros de elevada capacidade para desempenhar uma variedade de serviços na nossa empresa. Por essas razões, nós investimos na educação e programas de desenvolvimento dos professores desenhados para encorajar os estudantes a seguir carreiras profissionais no campo da STEM. Desde 2000, contribuímos quase 1,2 bilião de dólares para programas de educação em todo o mundo, tendo investido, somente em 2016, 72 milhões de dólares.

Iniciativa na luta contra a Malária

Nós apoiamos a saúde dos nossos trabalhadores, as suas famílias e membros das comunidades onde nós operamos, razão pela qual nós investimos em programas de saúde que visam combater doenças evitáveis e tratáveis. Em 2016, a ExxonMobil contribuiu com quase 10 milhões de dólares para apoiar várias pesquisas sobre a malária, programas educacionais e de tratamento. Desde 2001, os programas antimaláricos que patrocinamos alcançaram mais de 125 milhões de pessoas e o nosso apoio resultou na distribuição de aproximadamente 14,3 milhões de redes mosquiteiras, 4,3 milhões de doses de tratamentos antimaláricos e quase 3 milhões de kits de rápido diagnóstico, bem como a formação de mais de 589,000 funcionários da saúde. A nossa subvenção pecuniária durante os últimos 15 anos chega até 155 milhões de dólares, fazendo de nós, um dos maiores sectores privados de financiamento na luta contra a malária.

Iniciativa no aumento de oportunidades económicas para mulheres

Empoderar as mulheres economicamente é um elemento fundamental para melhorar o desenvolvimento local e nacional. Investir nas mulheres ajuda a apoiar uma transformação económica ampla nas regiões em desenvolvimento e contribui para uma sociedade mais equitativa. Nos países em desenvolvimento onde as mulheres são mais participativas na sua economia nacional verificamos um baixo índice de mortalidade infantil, melhorias na saúde e nutrição, aumento de oportunidades educacionais, melhorias no crescimento económico e segurança alimentar, e baixo índice de pobreza.

Desde 2005, a ExxonMobil investiu – através da nossa iniciativa de aumento de oportunidades económicas para mulheres – aproximadamente 104 milhões de dólares em programas que apoiam pesquisas para identificar as maneiras mais efectivas para melhorar o estatuto económico da mulher, capacitar mulheres na área da agricultura, empreendedorismo e de negócio e melhorar o acesso das mulheres à tecnologia. O nosso apoio alcançou dezenas de milhares de mulheres em mais de 90 países. Somente em 2016, as nossas contribuições totalizaram 10 milhões de dólares.

De perto:

Expandindo as oportunidades económicas para agricultoras em Moçambique:

Em Moçambique, as mulheres enfrentam grandes dificuldades para alcançar o empoderamento económico. Para ajudar a superar essas dificuldades, em 2016, a Fundação ExxonMobil juntou-se a Opportunity International para lançar o programa do Projecto para Empoderamento das Mulheres e Desenvolvimento da Agricultura (PEMA) de modo a expandir oportunidades económicas para as agricultoras em Moçambique.

A iniciativa inclui a aplicação de estratégias teóricas e práticas para fazer com que as mulheres beneficiem, efectivamente, dos mercados comerciais agrícolas em Moçambique. Desde o lançamento do programa em 2016, o PEMA tem dado apoio a mais de 400 agricultoras e teve indicações úteis sobre o fornecimento de factores de produção agrícola, prestação de serviços e financiamento para as agricultoras. Em 2017, pretendemos aumentar significativamente o número dos participantes do programa através de inovações no financiamento agrícola, serviços de apoio agrícola abrangentes, tecnologia para melhorar a produtividade, a receita, inclusão financeira e o empoderamento geral das agricultoras em Moçambique.