ExxonMobil Anuncia Apoio a Três Iniciativas de Conservação em Moçambique

Maputo, Moçambique – ExxonMobil Moçambique, Limitada (“ExxonMobil”) celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente anunciando o apoio a programas de biodiversidade em Moçambique. Estes programas abrangem a proteção da Raia Manta e gestão de residios, bem como a educação em biodiversidade para a juventude nas províncias de Maputo, Inhambane e Cabo Delgado.
  • Fundação Marine Megafauna, Plataforma Makobo e Still Standing recebem apoio
  • Programas focam na proteção da Raia Manta Gigante, gestão de residios e educação de biodiversidade a juventudeMaputo,

A iniciativa de proteção da Raia Manta Gigante - em ameaça de extinção - implementada pela Fundação Marine Megafauna nas províncias de Maputo e Inhambane, irá estudar a migração e o habitat da Raia Manta Moçambicana no Sul de Moçambique e nas regiões adjacentes, de modo àfacultar um relatório para apoiar os esforços das agências governamentais relevantes. 

A Plataforma Makobo através do Projecto ECOPEMBA visa transformar a Cidade de Pemba no ponto central de reciclagem do Norte de Moçambique através da introdução de sistemas de gestão de residios que promovam oportunidades de subsistência dos deslocados internos e as comunidades anfitriãs, através da reorientação de resíduos para material de construção acessível, reduzindo assim os resíduos em 60% em Pemba e outras cidades capitais do Norte de Moçambique. 

A Still Standing, que está baseada em Maputo, usa o desporto para educar os jovens sobre educação cívica, biodiversidade e conservação. O programa irá abranger 700 crianças e jovens em 10 escolas com o fim de promover maior consciência ambiental, habilidades úteis para a sua subsistência e estilos de vida mais saudáveis.

“Agradecemos o apoio da ExxonMobil na educação e empoderamento da juventude em Moçambique para torna-la mais cívica e consciente em questões ambientais. Esta iniciativa não só vem consciencializar a juventude mas também visa preparar e apoiar a mesma para continuar com aeducação.” Disse Edison Saranga, Fundador da Still Standing.

“O objectivo principal da ExxonMobil é reduzir os incidentes ambientais para zero através de umprocesso de melhoria contínua e proporcionar um desempenho ambiental superior. O apoio àprogramas de conservação e biodiversidade como parte de uma estratégia de investimento comunitário é um elemento do nosso desempenho geral a nível em questões ambientais. Estamos satisfeitos em trabalhar com os nossos parceiros para promover maior consciência ambiental na comunidade.” Disse Jos Evens, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada.

Estas iniciativas serão executadas à luz do Memorando de Entendimento existente entre a ExxonMobil e o Ministério do Género, Criança e Acção Social.

###

Sobre a ExxonMobil 

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacional de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. Para mais informações, visite o site www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique.