Fundação ExxonMobil renova o financiamento ao Programa Business Women Connect em Moçambique

MAPUTO, Moçambique - A Fundação ExxonMobil anunciou hoje que a empresa ira renovar o financiamento ao programa Business Women Connect (BWC) da TechnoServe. Esta parceria que possibilitou o treinamento de mais de 1000 mulheres de negócio ao longo dos últimos quatro anos, providencia mulheres micro-empresarias com formação em prácticas de finanças e desenvolvimento de aptidões para uma forte visão de negócios.
  • O programa já formou mais de 1000 mulheres em gestão de negócios em Moçambique

Em 2022, a Fundação ExxonMobil contribuiu $300,000 dólares Norte Americanos para a TechnoServe Mozambique realizar os programas de empreendedorismo com foco nas mulheres, incluído a iniciativa BWC em Maputo e um novo programa de empoderamento da mulher no Norte de Moçambique. O programa BWC consiste em treinamento com duração de 4 meses e é seguido por sessões bimensais de mentoria desenhado para impulsionar as graduadas a tornarem-se líderes de mercado nos seus sectores bem como aumentar o rendimento mensal das mulheres em 30%.

“ExxonMobil esta focado em avançar os assuntos das mulheres bem como na promoção do empoderamento da mulher em Moçambique,” disse Jos Evens, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “Através da iniciativa BWC, a ExxonMobil vem trabalhando com a TechnoServe Mozambique para promover oportunidades económicas para mulheres, fortalecer as famílias e as comunidades em Moçambique.”

O programa recruta mulheres empreendedoras e providencia formação em gestão de negócios com o potencial para se tornarem agentes bancárias móveis. Estas agentes trazem serviços financeiros a comunidade tal como depósitos electrónicos em numerário, transferências e serviços de crédito para celulares.

“Como TechnoServe Moçambique aceitamos o desafio de apoiar às mulheres empreendedoras com o crescimento dos seus negócios sabendo que o lucro gerado por estes negócios será investido nas suas famílias e assim no desenvolvimento económico e social.” Disse Jane Grob, Directora Geral da TechnoServe Moçambique.

O programa BWC já foi implementado nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane e tem um currículo que foca nos módulos de gestão financeira, gestão de mercadoria, marketing, serviço ao cliente, investimento no negócio. De entre as beneficiárias, o programa já apoiou proprietárias de mercearias, restaurantes e takeaways, alfaiates e salões de beleza.

Izaira Shaquil, proprietária de um restaurante no bairro de Albasine em Maputo partilhou, "com a formação, aprendi que, para ser uma mulher de negócios de sucesso, devemos saber investir de forma inteligente e gerir bem as finanças.”

O programa para este ano que iniciou em Janeiro, espera treinar 180 mulheres.

###

Sobre a ExxonMobil

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém de 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.
Para mais informações, visite o site: www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa pagina de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre a Fundação ExxonMobil

A fundação ExxonMobil é a mão filantrópica primária da Corporação Exxon Mobil nos Estados Unidos. A nível global, a organização providência fundos para melhoria na educação, promoção da mulher como catalisador para o desenvolvimento e o combato a malaria e outras doenças infeciosas em países em desenvolvimento.

Sobre TechnoServe

A TechnoServe tem prestado assistência técnica às indústrias, agro-negócios e empresários moçambicanos com elevado potencial de crescimento há mais de 20 anos, desde que o nosso escritório foi inaugurado em 1998. Temos ajudado a criar um sector agrícola comercial competitivo e sustentável, que tem gerado oportunidades para pequenos produtores e fornecedores rurais, para além de novas oportunidades de emprego para as populações vulneráveis em zonas rurais. A TechnoServe também apoia o sector do micro-empreendedorismo cujas empresas têm o potencial de transformar comunidades, mas muitas vezes carecem de competências empresariais (http://bit.ly/TNSinMoz).