ExxonMobil celebra 1,000 mulheres beneficiadas na iniciativa Business Women Connect

MAPUTO, Moçambique - A Fundação ExxonMobil (ExxonMobil) celebra o marco da graduação de 1,000 mulheres do programa Business Women Connect (BWC). O programa que começou em 2018, implementado pela TechnoServe Moçambique, apoia as mulheres micro-empresárias com o objectivo de promover a utilização de poupanças formais e a adopção de boas práticas empresariais.

Notícias

ExxonMobil celebra 1,000 mulheres beneficiadas na iniciativa Business Women Connect
  • Programa já formou 10,000 mulheres em gestão em Moçambique 

Em 2021, o programa BWC já investiu mais de $300,000 dólares Norte Americanos e consiste na realização de um curso com duração de 4 meses nas áreas de educação financeira e gestão de negócios para as proprietárias dos negócios, que é seguido por sessões bimensais de mentoria e desenhado para impulsionar as graduadas a tornarem-se líderes de mercado nos seus sectores. 

O programa tem decorrido nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. O currículo de formação inclui módulos sobre gestão financeira, gestão de mercadoria, marketing, serviço ao cliente, investimento no negócio. De entre os milhares de mulheres que o programa tem apoiado, temos proprietárias de mercearias, restaurantes e takeaways, alfaiates e salões de beleza. 

"A ExxonMobil está comprometida em capacitar as mulheres em a nível global. Este programa não só oferece formação, mas também apoia as empresárias na criação de ligações a serviços financeiros formais, as emponderando e providenciando oportunidade nas suas respectivas comunidades.” Disse Jos Evens, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “A parceria com a TechnoServe adiciona a nossa visão partilhada de apoio aos negócios com proprietárias femininas pertencentes a mulheres em Moçambique e a fortificar as comunidades.”

O programa trabalhou com o M-Pesa, Banco Letshego, bem como com outros operadores para identificar, recrutar e formar as mulheres com potencial para se tornarem agentes bancárias móveis. 

"Estamos orgulhosos do crescimento que temos visto das nossas beneficiárias", disse Jane Grob, Directora Nacional da TechnoServe Moçambique. "A COVID-19 forçou as micro-empresárias a inovar e a adaptar-se, a fim de respeitar as medidas em vigor. Esperamos continuar a apoiar o desenvolvimento de mais empresas pertencentes a mulheres em Moçambique".

###

Sobre a ExxonMobil 
ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém de 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique. 
Para mais informações, visite o site: www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa pagina de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre a Fundação  ExxonMobil 
A fundação ExxonMobil é a mão filantrópica primária da Corporação Exxon Mobil nos Estados Unidos. A nível global, a organização providência fundos para melhoria na educação, promoção da mulher como catalisador para o desenvolvimento e o combato a malaria e outras doenças infeciosas em países em desenvolvimento.

Sobre TechnoServe
A TechnoServe tem prestado assistência técnica às indústrias, agro-negócios e empresários moçambicanos com elevado potencial de crescimento há mais de 20 anos, desde que o nosso escritório foi inaugurado em 1998. Temos ajudado a criar um sector agrícola comercial competitivo e sustentável, que tem gerado oportunidades para pequenos produtores e fornecedores rurais, para além de novas oportunidades de emprego para as populações vulneráveis em zonas rurais. A TechnoServe também apoia o sector do micro-empreendedorismo cujas empresas têm o potencial de transformar comunidades, mas muitas vezes carecem de competências empresariais (http://bit.ly/TNSinMoz)