ExxonMobil Apoia “Stop Malaria” em Moçambique

MAPUTO, MOZAMBIQUE – ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML) em comemoração do Dia Mundial de Malaria anunciou hoje o apoio para a iniciativa “Stop Malaria” implementada pela Tchova Tchova Programs de Comunicação (TTPC). A iniciativa ira decorrer em Metuge na provincial de Cabo Delgado e tem como público-alvo a comunidade de deslocados através da disseminação de informação no tratamento e prevenção da malaria bem como a importância de higiene e saúde na comunidade e na saúde pública.

Notícias

ExxonMobil Apoia “Stop Malaria” em Moçambique
  • Dia 25 de Abril é o dia Mundial da Malaria 
  • O programa ira abranger as comunidades dos deslocados em Cabo Delgado 
A nível mundial, a malaria é uma das principais causas de morte impactando primariamente as mulheres gravidas e crianças abaixo de 5 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2019 foram estimados 229 milhões de casos de malaria a nível mundial e 409,000 mortes ligadas a malaria estimadas dos quais 94% dessas mortes ocorreram no continente africano. 
 
No dia 25 de Abril, a TTPC e o governo local endereçou a comunidade de Metuge na disseminação de informação e partilhou medidas de prevenção contra Malaria, Cólera e outras doenças comunicáveis enquanto faziam a distribuição de redes mosquiteiras para mulheres gravidas e crianças abaixo dos 5 anos.
 
“A comunidade deslocada em Cabo Delgado vivenciou grandes perdas e adversidades. Fazer parcerias com o governo local e organizações como a Tchova para promover programas que aumentam o conhecimento sobre saúde pública em doenças como a Malaria e as melhores practicas em higiene e saneamento é crítico e apoia os esforços dos serviços locais de saúde.” Disse Jos Evens Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada.
 
Falando sobre os desenvolvimentos recentes em Cabo Delgado, Jos Evens disse, “A ExxonMobil esta preocupada com a situação em Cabo Delgado e continua a monitorar os desenvolvimentos nas áreas afectadas. Endereçamos os nossos maiores sentimentos para as pessoas, famílias e comunidades afectadas.“

Desde Agosto de 2020, a afiliada da ExxonMobil em Moçambique providenciou apoio aos esforços de emergência para as pessoas deslocadas em Cabo Delgado através da campanha “Coração Solidário”. A campanha coordena a resposta da sociedade civil face a preocupação humanitária que se desenvolve resultante do conflito que afecta a provincial. 

A TTPC trabalhou com a EMML para implementar o programa “Stop Malaria” em Nampula E Cabo Delgado. Para além da campanha porta a porta, o programa faz uso das rádios comunitárias para disseminar informação em línguas locais. Tchova Tchova é uma ONG que tem como foco a implementação de iniciativas comunitárias que aumentam o conhecimento e comportamentos de alto impacto para dificuldades em saúde pública e em áreas de alta transmissão. 
###


Sobre A ExxonMobil
 

A ExxonMobil é a maior empresa internacional de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém de 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique. Para mais informações, visite o site: www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa pagina de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobra Tchova Tchova

Tchova Tchova Programas de Comunicação (TTPC), uma associação Moçambicana sem fins lucrativas, fundada oficialmente em Maio de 2013 especializada na área de Comunicação para o desenvolvimento da saúde e comunidade, tem colecionado experiencias positivas nas suas activades através da implementação de projectos apoiados por diversas organizações em diferentes áreas de saúde. A capacidade da TTPC aumenta de desenvolvimento de material para terapia antirretroviral pediatra, formação para programas relacionadas a jornalistas em HIV-SIDA, trabalhando com jovens para uma vida saudável e ser agentes nas suas comunidades, projectos para gerar procura para VMMMC, a projectos para aumentar conhecimento e aceitação para o uso de métodos de prevenção de malaria e procura de diagnostico de Malaria em tempo útil. Para mais informação, visite: https://tchova.org/