A ExxonMobil irá disponibilizar 3 milhões de dólares para programas da USAID em Moçambique

MAPUTO, Moçambique – A ExxonMobil e a Agência dos Estados Unidos de America (EUA) para o Desenvolvimento Internacional (USAID – United States Agency for International Development) afirmaram hoje que a ExxonMobil irá disponibilizar 3 milhões de dólares à USAID para a criação e gestão de programas que visam melhorar o desenvolvimento socioeconómico em Moçambique.

A colaboração foi anunciada pelo Administrador da USAID, Sr. Mark Green no Conselho Empresarial da Cimeira de Negócios EUA – África de 2019.

“Este esforço irá tirar partido das capacidades e conhecimentos conjuntos da USAID e da ExxonMobil para implementar programas sustentáveis que resultem na melhoria da qualidade de vida”, afirmou Liam Mallon, Presidente da ExxonMobil Upstream Oil & Gas Company.

A USAID aplicará os seus fortes conhecimentos  e capacidades na promoção da estabilidade, governabilidade e desenvolvimento de iniciativas criadas para irem ao encontro das necessidades da comunidade. A USAID está empenhada no aprofundamento da colaboração com o sector privado em áreas que vão desde o crescimento económico, energia, agricultura e saúde até à ajuda humanitária, empoderamento das mulheres e educação.

Desde 2018 que a ExxonMobil investiu mais de 3 milhões de dólares em programas que promovem melhorias na educação, saúde, empoderamento das famílias, agricultura e preservação da biodiversidade por todo o Moçambique. Estas contribuições incluem mais de 400 mil dólares no esforço de assistência de emergência em resposta aos ciclones Idai e Kenneth.

A ExxonMobil detém um interesse indireto de 25% na concessão da Área 4 de Moçambique e irá liderar a construção e operação das futuras unidades de produção de gás natural liquefeito na península de Afungi em Cabo Delgado. Adicionalmente , a ExxonMobil detém os direitos conjuntos para a operação das concessões das bacias de Angoche (A5-B) e de Zambezi Delta (Z5-C e Z5-D).

Sobre a USAID

A Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID – United States Agency for International Development) lidera a assistência a desastres e desenvolvimento internacional do governo dos EUA através de parcerias e investimentos que salvam vidas, reduzem a pobreza, fortalecem a governação democrática e ajudam as pessoas a recuperarem de crises humanitárias. Para obter mais informações sobre o trabalho da USAID na promoção do desenvolvimento sustentável e da melhoria da dignidade humana, aceda a www.usaid.gov.